15.3.10

À conversa com... (cont.)


A sessão teve lugar no pequeno Auditório e destinou-se especificamente aos alunos das turmas 11º B1 e 11º B2 que, para além de terem tomado contacto com os princípios que norteiam a linha editorial da “Sempre-em-Pé” tiveram ainda a oportunidade de dialogar com o editor, manifestando o seu interesse por questões relacionadas com a selecção das ilustrações de alguns exemplares observados.



Ao longo de cerca de uma hora e meia, José Carlos Marques falou-nos da sua actividade como editor, mas não só. Ficámos também a saber que a oposição manifestada ao regime de ditadura que se vivia em Portugal antes de Abril de 74 o levou a procurar outras paragens que muito o enriqueceram culturalmente. Ao seu gosto pelos livros – que o levara já em 1962 a ser um dos fundadores das Edições Afrontamento – viria associar-se o interesse pela ecologia e pela necessidade de defender a harmonia com a natureza. Um interesse que se mantém vivo até hoje e que lhe valeu, no ano passado, a atribuição do Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira”.



Com uma actividade profissional extraordinariamente diversificada no passado, este ex-professor de Filosofia, ex-tradutor free-lance, ex-assessor e leitor editorial, ex-responsável pelo centro de documentação e edições da Universidade do Algarve de 1982 a 1986, e ex- tradutor principal nos serviços de tradução do Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia, encontra-se hoje reformado, mas em plena actividade. Com efeito, o ritmo de trabalho actual, longe de ter abrandado, é pautado pela paixão que coloca na defesa do ambiente e nas tarefas de manter de pé a “Sempre-em-Pé”, uma pequena editora que, tendo embora uma tendência generalista, tem acarinhado com particular desvelo as vertentes da poesia e da ecologia.



Numa escola como a Soares dos Reis, que se assume como um lugar de inovação e de construção do conhecimento, foi gratificante poder partilhar o testemunho de alguém que tem contribuído, de uma forma crítica e independente, para a promoção do livro e da leitura, numa perspectiva que revela simultaneamente o amor pelas palavras e pela Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário