Projecto: Diálogo Intercultural
Enquadramento
Este projecto desenvolve-se no âmbito do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO, uma rede de escolas, situadas em múltiplos países dos diferentes continentes, que se comprometem a aplicar programas educativos visando a defesa da solidariedade internacional, da cooperação entre os povos e do diálogo entre culturas.
O Sistema de Escolas Associadas UNESCO é um sub-sistema do sistema da UNESCO que é, dentro da ONU, a organização para as questões da educação, da ciência e da cultura. No seio desta rede, designada SEA, se articulam escolas que apresentam propostas inovadoras no campo da pedagogia e se disponibilizam para aprofundar temáticas seleccionadas pela estrutura de coordenação central, com sede em Paris: Paz, Ambiente, Património e Diversidade Cultural.
A nível nacional, o SEA depende do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em que se insere a Comissão Nacional da UNESCO.
A Escola Secundária Artística Soares dos Reis apresentou a sua candidatura ao SEA em Outubro de 2005, com o projecto designado “Património Cultural e Desenvolvimento Social – Que ligação?”, que executou entre 2005 e 2007. Foi inserida no SEA a 4 de Agosto de 2007. No decorrer do presente ano lectivo, levou à prática o desenvolvimento de conteúdos no âmbito da temática do Diálogo Intercultural. Este projecto tem vindo a ser desenvolvido pela professora Maria Rodrigues, membro da Equipa da Biblioteca.
De acordo com as linhas de orientação do SEA, o projecto de actividades da Biblioteca Escolar visa promover uma Cultura de Paz, incluindo as temáticas propostas pela UNESCO, comemorando diversas efemérides (décadas, anos, dias) e dinamizando acções de formação cívica propiciadoras da aquisição de competências sociais por parte dos nossos alunos.
2. Desenvolvimento
Dentro do espírito enunciado, foi solicitada à comunidade docente a colaboração no sentido de permitir dar um maior relevo a esta problemática. Assim, com a colaboração da professora da disciplina de Desenho do 12º ano, Filomena Vasconcelos, foi possível organizar uma exposição de trabalhos plásticos produzidos pelos seus alunos, com o tema Auto-retrato “ E se eu fosse”.
Auto-retrato
“E se eu fosse...”
Temática educativa – Diálogo Intercultural
Referente Artístico – Noé Sendas
Técnica mista/colagem
Ponto de partida
“E se eu fosse...
uma mulher sem rosto,
um imigrante clandestino,
uma criança num campo de refugiados...”
Execução
Os trabalhos de expressão plástica foram realizados a partir da exploração de imagens que reflectem situações problemáticas em contexto de conflitos emergentes nos tempos actuais. Imagens que nos obrigam a pensar sobre a difícil condição humana dos que se encontram em situações de ruptura existencial e a viver em condições de ausência de dignidade. Imagens que ilustram o contraste existente entre o mundo da miséria extrema e o mundo da abundância e do consumismo. Imagens que fomentam a reflexão em torno da questão do diálogo entre culturas e da colaboração entre povos.
Através da elaboração destes trabalhos, realizados por alunos do 12º ano no âmbito da disciplina de Desenho, procurou-se não só favorecer a reflexão crítica sobre os problemas do mundo contemporâneo mas também proporcionar a construção de ideias e o confronto de opiniões por parte dos intervenientes.
Através da análise crítica de textos publicados em jornais, textos que acompanhavam as imagens seleccionadas, procurou-se promover a aquisição de atitudes e valores no âmbito do tema “Diálogo entre Culturas”.
Este mesmo tema foi aglutinador da Qualific@, feira da educação realizada na Exponor entre 14 e 17 de Fevereiro de 2008, período em que esteve patente ao público, no stand da UNESCO, a exposição dos trabalhos realizados pelos nossos alunos1.
1Em todos os trabalhos se encontram representações do rosto ou de fragmentos do rosto dos intervenientes, alunos e professora, sendo em alguns casos imagens que remetem para a infância dos seus autores.
Sem comentários:
Enviar um comentário